museuvirtualmuritiba@gmail.com MUSEU VIRTUAL DE MURITIBA.: O CELEIRO DE MUSICALIDADE. expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

PRA QUEM AMA E ACREDITA, MURITIBA.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O CELEIRO DE MUSICALIDADE.




FILARMÔNICAS


05 DE MARÇO








         1897 – 05 de Março, Fundação da Sociedade Educacional E Musical 5 De Março, pelos senhores SEVERIANO FELIX DA SILVA, ARGEMIRO SACRAMENTO, PEDRO DE ALMEIDA, JOÃO BORGES DOS SANTOS, VIRGILIO GIBAUT, ANTONIO SILVA SANTOS VULGO PERNAMBUCO E EUFROSINO SANTANA. Os primeiros instrumentos foram oriundos das extintas sociedades musicais  “ Bom-fim “, “ São João “ e “ Comércio”


----------------------------------------------------------------------------------




- 1899 -  Fundação da Lira Popular Muritibana no dia 07 de maio. 

LIRA POPULAR MURITIBANA 07 DE MAIO DE 1949 (ACERVO MUSEU VIRTUAL DE MURITIBA)
SENTADOS A FRENTE ALGUNS FUNDADORES:ARGEMIRO ANTONIO SACRAMENTO,PEDRO DE ALMEIDA,VIRGILIO GIBAULT E OUTROS
MUSEU VIRTUAL DE MURITIBA .(MVT )

     Em abril de 1899 surgiu uma dissidência motivada por desinteligência havida entre músicos e regentes durante uma tocata no Circo. Os dissidentes fundaram nova filarmônica intitulada LIRA POPULAR MURITIBANA. Esta foi Fundada em 07 de maio de 1899,tendo a frente os dissidentes das “5 de Março” – Argemiro Antônio Sacramento, Pedro de Almeida, Virgílio Gibaut e outros. Estava, então, Muritiba  - (BA), sendo possuidora de duas filarmônicas, cuja história se acha pontilhada de incidentes e uma ferrenha e continua discórdia. O ponto de partida da luta política entre as duas filarmônicas foi o primeiro aniversário da Lira, para cuja festividade foi convidada a “5 de Março”. Esta compareceu na devida forma à Missa solene na Igreja Matriz de São Pedro. Templo repleto com partidários de ambas as filarmônicas. A Lira instalou-se no local onde ficava o Coro da Igreja e a “5 de Março” na nave da Igreja. Reina um ambiente de expectativa entre os assistentes. Os respectivos Regentes passaram a distribuir as partes entre seus comandados, sendo que a Lira se preparava para tocar um dobrado e a “5 de Março” uma polaca de nome 5 de março. E eis que, ao sinal do regente ambas as filarmônicas despercebidamente, passaram a executar, ao mesmo tempo, as suas respectivas peças musicais. Em face estabelecida ante o lamentável engano, a “5 de Março” houve por interromper a sua execução, visto ser apenas convidada naquela festa, eis, porém que o Contramestre, exaltado, arrebatou a batuta da mão do regente e queria a viva força, fazer a filarmônica tocar uma marcha fúnebre em acinte à aniversariante. Enorme confusão entre os músicos e assistentes partidários de uma e outra filarmônica. Felizmente conseguiu-se calma após alguns instantes, retirando-se a “5 de Março” do templo, constituindo-se este incidente o marco inicial de uma série de outro que por longos anos trouxe sobressaltada toda população DE MURITIBA . Somente em 1945, no de a 8 de maio, quando se comemorava no mundo inteiro, o encerramento da 2ª Guerra Mundial e advento abençoado da Paz Universal, é que as duas filarmônicas voltaram a celebrar em conjunto o grandioso evento que tanta alegria veio trazer a todos os amantes da Paz e da concórdia humana.

         COMO TAMBÉM NÃO PODEMOS DEIXAR DE FALAR DE OUTRAS SOCIEDADES MUSICAIS COMO:  BOM-FIM ,SÃO JOÃO E COMÉRCIO , QUE NÃO TEMOS NO MOMENTO MATERIAL SUFICIENTE PAR PUBLICAR EM NOSSO MUSEU VIRTUAL MAS FAÇO AQUI HONROSA MENÇÃO DEIXANDO O APELO QUE SE ALGUÉM TIVER MATERIAL OU CONHECER A HISTORIA ENTRE EM CONTATO COMIGO.    



                                         PR. FLÁVIO S. DA SILVA.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário